Como montar um grupo de estudos para o Enem? - Enem Digital

Como montar um grupo de estudos para o Enem?

Passo a passo para criar um grupo de estudo On-line.

Estudar individualmente pode ser muito bom, tendo em vista o aluno conseguir revisar conteúdos, matérias e ter uma concentração inabalável. Porém, o estudo individual, possui algumas desvantagens, como: não ter com quem tirar dúvidas, muita das vezes falta material, otimização de tempo, entre outros.

Já o estudo em grupo, preenche todas as lacunas deixadas em aberto pelo estudo individual, propiciando não só maior aprendizado mas também crescimento mútuo.

No entanto, antes de se criar um grupo de estudos, é bom ficar atento quanto algumas questões, tais como: responsabilidade dos integrantes, compromisso, dedicação, participação e vontade de aprender, afinal, é um grupo de estudos não um clube de diversões. Para te ajudar a criar o seu time de estudos, separamos aqui algumas dicas valiosas para montar a sua equipe. Confira!

Dicas de como forma um grupo de estudo para o enem
Quando falamos em grupo de estudos, algumas pessoas costumam imaginar diversos jovens estudando em uma sala com salgadinhos, refrigerante e etc.

Dicas para grupo de estudo ENEM: Pequenos grupos
Ao se criar um grupo de estudos, uma das coisas mais importante é determinar a quantidade de integrantes. Geralmente, é recomendado que a equipe de estudos seja constituída por até cinco pessoas. Mais que isso, a probabilidade de perder o foco pode ser altíssima. Deste modo, para que o aprendizado renda de forma significativa, além do número estipulado de pessoas, é necessário que cada um dos integrantes colabore e incentive um aos outros, assim, os conteúdos serão absorvidos de forma prática, rápida e prazerosa.

Dicas para grupo de estudo ENEM:  Planejamento e compartilhamento
Criado o grupo de estudos, a segunda parte e também muito importante, é planejar antecipadamente as matérias que serão estudadas, além dos dias e horários de encontros. Resumindo, montar um cronograma de estudos. Isso ajudará a equipe organizar os seus materiais de estudos, anotações, livros, entre outros objetos de pesquisa para compartilhar com os demais integrantes.

Vale lembrar, que o planejamento referente aos conteúdos a serem estudados, devem estar de acordo com as necessidades de todas as pessoas do grupo. Desta forma, não haverá discordância e todos aprendem sem deixar ninguém de lado ou para trás.

Dicas para grupo de estudo ENEM: Ambiente de estudos
É sempre bom lembrar, que mesmo os estudos sendo realizados em grupo, um ambiente limpo e calmo é essencial não só para o conforto mas também para manter o foco nos estudos, uma vez que, muita bagunça ou barulho podem atrapalhar a concentração dos integrantes.

Evite lugares barulhentos, desorganizados e com muitos motivos para distrações.

Opte por ambientes tranquilos como: Bibliotecas, casa de algum dos participantes e etc.

Dicas para grupo de estudo ENEM: Desconecte-se
Os celulares junto aos seus programas instalados, como: Whatsapp, Facebook, Instagram e diversos outros, é um dos maiores motivos da perda de foco nos estudos.

Com a internet cada vez mais atrativa, os jovens costumam se deixar levar pelo entretenimento das redes sociais e acabam se dispersando e prejudicando o seu rendimento nos estudos. Por isso, antes de iniciar os estudos, desligue o wifi do celular ou ponha-o no modo avião.

O Enem é uma prova muito importante e deve ser levada com seriedade. Isso significa, que as regras dentro do grupo de estudos devem ser claras e objetivas.

Ferramentas para montar grupo de estudos on-line para o ENEM
Muitos adolescentes costumam ter uma rotina bastante atribulada, e por este motivo, muitas vezes esses estudantes desenvolvem certa dificuldades para aprender e absorver o conteúdo estudado.

Uma alternativa para quem não dispõe de muito tempo para estudar ou marcar encontros com esse viés, é a criação de um grupo de estudos on-line.

Confira algumas plataformas que poderão te auxiliar no planejamento e criação de uma equipe de estudos on-line.

Estude para o ENEM usando: Meetup

O Meetup é um site que tem como finalidade proporcionar o encontro de pessoas e desenvolvimento de grupos que tenham os mesmos objetivos. Segundo a plataforma, as pessoas usam o Meetup para conhecer outras pessoas, aprender coisas novas, contar com apoio, sair da sua zona de conforto  e realizar atividades que tenham afinidade.

Através deste site, é possível criar o seu próprio grupo de estudos, agendar reuniões e fazer diversas atividades.

Estude para o ENEM usando: Goconqr

O Goconqr é uma plataforma que visa desenvolver a aprendizagem colaborativa. O site oferece alguma ferramentas como: mapas mentais,flashcards e biblioteca de apresentações. Por meio do website, o estudante poderá compartilhar ideias com os seus amigos ou até mesmo com a próprio grupo da plataforma.

O bom deste site é que ele conta com grupos de estudos públicos em que você pode reunir vários amigos, diversos outros estudantes e professores para tirar dúvidas, compartilhar opiniões ou até mesmo iniciar discussões acadêmicas.

Estude para o ENEM usando: Google Groups
O Google groups é um site bastante conhecido entre os acadêmicos, mesmo assim, escolhemos listá-lo aqui, tendo em vista algumas pessoas não o conhecerem.

Bom, além de sua facilidade de manuseio, o groups é uma ótima ferramenta para reunir estudantes e potencializar os estudos.

Estude para o ENEM usando: Google Classroom

O Google Classroom é um sistema cujo objetivo é o  gerenciamento de conteúdos para escolas.

No entanto, por meio dele é possível criar salas de estudo particulares e desenvolver estudos próprios, sem  a necessidade da autorização de uma instituição de ensino. Para criar um grupo de estudo nesta plataforma, basta ter uma conta no Google. Vale lembrar, que o mesmo pode ser muito útil quando mesclado com o Meet, ferramenta do hangouts que possibilita a chamada de vídeo.

Estude para o ENEM usando: Skype

O Skype é um aplicativo muito famoso entre os jovens. Este permite que você se conecte com diversas pessoas ao mesmo tempo.

A ferramenta possui recursos de texto e chamadas com voz e vídeo, facilitando o compartilhamento de experiências e realizações de atividades. Pode ser bastante útil para estudos on-line.