Dicas de como se manter informado sobre as atualidades em mundo repleto de informações - Enem Digital

Dicas de como se manter informado sobre as atualidades em mundo repleto de informações

Manter-se a par de tudo o que acontece ao nosso redor, também é uma ótima forma de se preparar para o Enem 2020

Vivemos em uma sociedade inteiramente conectada ao vasto e complexo mundo dos dados. A internet é considerada o maior espaço com aglomeração de sistemas de comunicações e informações do mundo. Nesse sentido, alguns poucos minutos navegados nessa rede é o suficiente para obtermos conhecimento sobre diversas notícias e conteúdos de todos os tipos. No entanto, com tamanha quantidade de informação encontrada em apenas um lugar, facilmente nos perdemos nesse mundo cheio de entretenimento e fake news. Sendo assim, é crucial que o estudante consiga filtrar bem os tipos de conteúdos que deseja consumir para não se deixar levar pelas inúmeras possibilidades de diversão e informações não confiáveis que podem acabar prejudicando os estudos. 

Pensando nisso, a Central do Enem Digital trouxe algumas dicas de como se manter a par de tudo o que acontece ao seu redor sem perder o foco nos estudos. Afinal, atualidades é um tópico que pode estar presente em praticamente todas as áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seja nas questões ou na redação. 

Ah não! Não venha me dizer que terei de assistir a jornais?! Bom, é fato que a galera mais jovem não curte tanto a ideia de assistir ao telejornal. Porém, se você deseja estar ciente de tudo o que acontece na sua comunidade e no mundo, acompanhar aos jornais é crucial para se obter tal conhecimento. Mas calma, existem alguma soluções para se manter informado sem precisar marcar um encontro todas as noites com o Jornal Nacional. Não que não seja importante assistir ao jornal às vezes. Confira abaixo algumas dicas da Central. 

Aplicativos de notícias 

Foi se a época em que comprar um jornal na banca era crucial para se manter informado sobre tudo o que acontecia ao redor do mundo. Hoje, com poucos cliques, conseguimos informações sobre os mais variados tipos de temas. De acordo com levantamento obtido pela Digital News Report realizado pelo Reuters Institute em parceria com a Universidade de Oxford, 69% dos brasileiros usam dispositivos móveis para acompanhar notícias. Isso significa, que para se manter informado não é estritamente necessário assistir a todos os telejornais disponíveis na televisão. Com a constante evolução dos meios tecnológicos, diversos jornais têm adaptado os seus conteúdos jornalísticos para a internet, conhecido como webtelejornalismo.  Ou seja, todas as notícias que passam na televisão, também estão disponíveis na web, e o melhor, são conteúdos que podemos confiar, tendo vista conhecermos as fontes. Por isso, você estudante que deseja sempre estar informado, baixe aplicativos que tenha viés informativo. Não faltam opções na Play Store. Algumas dicas de aplicativos são: G1, MetrópolesFlipboard, BBC News, entre outros. 

Aplicativo de clipagem 

Outra dica para os candidatos que irão realizar o Enem e querem estar afiados quanto as atualidades, é a instalação do aplicativo Evernote Web Clipper. Este software tem como objetivo salvar matérias ou determinadas notícias que o estudante encontram na internet mas não tem tempo para ler com mais afinco. 

Dica bônus: Treine redação com os diversos temas da atualidade 

Aproveite os assuntos que estão em alta e treine suas habilidades de redação com base nos temas que você julgue importante saber criar argumentos sobre. Separe durante o período de estudos, algumas notícias que ache que possivelmente seria tema de redação do Enem e disserte sobre este assunto. Desta forma, estará se informando sobre o que há de mais atual no momento e desenvolvendo seu raciocínio lógico, senso crítico, capacidade de interpretação, síntese e argumentação. 

É importante ressaltar, que este tipo de exercício, ajuda não só a fixar acontecimentos significativos na memória, como também facilitará o entendimento do contexto e causa de cada notícia por completo, propiciando o desenvolvimento de uma abordagem inteligente e coerente.