Dicas de documentários para expandir ainda mais os seus conhecimentos - Enem Digital

Dicas de documentários para expandir ainda mais os seus conhecimentos

Existem diversas formas de estudar e se preparar para o Enem 2020, no entanto, às vezes, apenas ler e fazer exercícios não é suficiente para absorver tudo o que uma disciplina ou tema pode oferecer. Por isso, consumir documentários que são ricos em cultura e informação, também pode ser uma ótima forma de tornar os seus estudos menos cansativos e adquirir cada vez mais conhecimento acerca de determinado conteúdo. 

Em vista disso, separamos aqui neste material alguns documentários que poderão expandir ainda mais os seus conhecimentos e desenvolver a sua visão de mundo. E aí, está com a gente nessa? Continue lendo e confira!

Minimalism

Minimalism é um documentário americano que tem como foco o consumo consciente, consumismo e forma de viver tranquilo, calmo e sem dívidas. Basicamente o documentário gira em torno de uma turnê literária sobre o livro da dupla Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists. Em breve explicação, a obra se desenvolve em torno da vida de dois rapazes que possuíam uma condição de vida “luxuosa”, mas que não eram felizes. Então, decidem adotar o estilo minimalista, uma forma de viver sem muitos bens materiais e ser feliz apenas com o necessário. 

Nunca me sonharam

Dirigido por Cacau Rhoden, o documentário traz a tona uma discussão que tem sido debatida por muito tempo no Brasil: a qualidade do sistema educacional no Brasil. Sendo assim, a obra traz sob o ponto de vista de estudantes, gestores e professores a realidade do ensino público disponibilizado no país e a dificuldade dos jovens realizarem os seus sonhos e objetivos nesse contexto. 

Muito além do peso

Este documentário tem como foco a qualidade da alimentação das crianças brasileiras e os impactos negativos que a publicidade infantil  causa na forma como a criança se alimenta. Dirigido pela cineasta Estela Renner, “ Muito além do peso” mostra como as crianças têm adquirido cada vez mais doenças, antes comuns em adultos, e como as indústrias e suas propagandas chamativas tem relação com os casos de obesidade infantil. 

A guerra que você não vê

“A guerra que você não vê” é um documentário britânico que proporciona discussões importantes sobre as guerras e os reflexos que estas causam na sociedade. A obra traz fatos a respeito de conflitos como a Primeira Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã, e as guerras no Afeganistão e no Iraque. Contudo, o documentário traz ainda reflexões sobre o  papel da mídia em momentos de tensão e como os jornalistas desempenham um importante papel nesses conflitos.

Privacidade Hackeada

Quem já viu um anúncio e se convenceu de que o microfone do celular estava ouvindo as suas conversas? Esta é a pergunta que inicia o documentário “Privacidade Hackeada”, feita pelo professor adjunto da Escola de Design Parsons, David Carrol.

O personagem abordado na obra, teve 5 mil pontos de dados pessoais coletados

pela organização Cambridge Analytic. A partir do documentário, podemos perceber que aonde quer que vamos ou que fazemos, nossos dados estão sendo coletados, seja no simples ato de passar o cartão no caixa eletrônico, mandar uma mensagem ou até mesmo curtir um twitter ou foto no instagram.

Democracia em vertigem 

Para quem deseja entender um pouco sobre política ou buscar compreender alguns acontecimentos no meio político, “Democracia em vertigem” pode ser o documentário certo. A obra retrata os bastidores do impeachment da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, a eleição do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e a crise político-econômica que o Brasil tem passado. 

Esses alguns dos documentários indicados pela Central do Enem, vale a pena assistir para compreender temas que possivelmente podem vir a ser cobrados na prova ou redação do Enem 2020. Bons estudos e até breve.