Fies novo - Enem Digital

Fies novo

Como surgiu o Fies

Em 1970, a educação superior no Brasil sofreu um grande impulso com o aumento dos investimentos na ampliação das universidades federais e o desenvolvimento de metas e políticas públicas para promover e facilitar o acesso ao ensino superior no país. Segundo registros obtidos através da plataforma do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), antes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ser criado, o governo utilizava um único programa para conceder bolsas de estudo para os estudantes, conhecido como Crédito Educativo (Creduc), fundado em agosto de 1975.

Este programa tinha como objetivo conceder empréstimos a estudantes para o pagamento de mensalidades e o custeio de despesas durante toda graduação. Não muito diferente do Fies que conhecemos atualmente.  Popularmente conhecido na época, o Creduc passou a ser utilizado em todas as instituições de ensino superior do Brasil e beneficiou mais de 870 mil estudantes.

Como o passar dos anos, o Creduc começou a sofrer algumas alterações e, em 1996, o acesso ao programa foi restringido a apenas estudantes carentes de instituições privadas.

Com  tal mudança, em 1999 o governo decidiu criar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, conhecido hoje como Fies. O programa nasceu com a finalidade de financiar os cursos de nível superior presenciais a estudantes que obtiveram resultados positivos nos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Como o Fies funciona
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que tem por objetivo ajudar diversos estudantes de baixa renda a conseguirem ingressar no ensino superior. As inscrições do Fies abre duas vezes ao ano, sendo a primeira no primeiro semestre letivo e a segunda no segundo semestre. Aqueles que desejam aderir ao financiamento, devem ter participado pelo menos de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, conseguido nota mínima de 450 pontos e não ter tirado zero na redação. A seleção do Fies é feita com base nos resultados dos estudantes obtidos no Enem. Sendo assim, quanto maior a nota no Exame, maiores a chances de se conseguir contratar o financiamento.

Assim como o Creduc, o Fies também sofreu algumas alterações e se tornou o Novo Fies. Com esta nova versão do Financiamento Estudantil, surgiram algumas novas modalidades do programa, como: Fies e P-Fies. A categoria Fies é destinada a estudantes que tenham renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos e a P-Fies é voltada para estudantes que tenham renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Vale lembrar, que os candidatos beneficiados com o auxílio terão essa ajuda com as mensalidades até o final da graduação. Entretanto, ao final do curso, o aluno terá de pagar o valor total emprestado pelo governo. Veja abaixo como funciona o pagamento da dívida.

Como funciona a cobrança do Fies durante o curso
No decorrer da graduação, o estudante que aderiu ao benefício deverá pagar  uma pequena parcela que é destinada ao encargo operacional fixado no contrato e seguro de vida, que é obrigatório para se conseguir o benefício.

Como funciona a carência e amortização do Fies ao término do curso
De acordo com a Medida Provisória (MP) nº 785, de 6 de julho de 2017, os contratos do financiamento não possui mais os 18 meses de carência. Ou seja, ao finalizar o curso, o beneficiado já deverá iniciar a etapa de amortização do valor emprestado.

É importante lembrar, que os estudantes que terminaram o curso e tiverem empresa ou empregados, as parcelas do montante emprestado será debitada automaticamente da folha de pagamento do beneficiado. Se porventura o graduado não tenha nenhuma fonte renda após a graduação, o valor deverá ser pago em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Como realizar a inscrição no Fies
Não existe segredo para fazer a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil. Basta o aluno entrar na página do Fies e informar CPF e data de nascimento para começar a realizar a sua inscrição no programa. Feito isto, agora é só  preencher os campos indicados com senha e e-mail válido. Passado esta etapa, será enviado um e-mail para o candidato com o link de confirmação do cadastro.

Verificado o e-mail e ativado o link de confirmação, o estudante terá de voltar novamente ao website do Fies e selecionar a opção “Já sou cadastrado”. Neste momento, o aluno irá informar o número do CPF e senha cadastrada, assim, obterá acesso aos outros campos que deverão ser preenchidos com os seus dados pessoais e informações sobre os componentes do grupo familiar e a renda mensal de cada um.

Como sei se estou apto a participar do Fies
Assim como a inscrição, não existe segredos para participar do Fies. Para saber se você pode ou não se candidatar no programa, basta conferir se está dentro desses requisitos.

  • Candidatos que tenham realizado a prova do Enem a partir de 2010 e obtido uma pontuação mínima de 450 e não ter zerado a redação;
  • Estudantes contemplados com bolsa parcial de 50% do Programa Universidade Para Todos (Prouni);

Ah! antes que me esqueça, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),existem também alguns critérios socioeconômicos que os candidatos devem se enquadrar de acordo com cada modalidade de financiamento que optar por participar, são elas:

  • Modalidade 1: financiada com recursos da União, ofertará vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando a sua capacidade de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
  • Modalidade 2: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
  • Modalidade 3: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES; assim como a modalidade 2, será destinada aos estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O que é a nota de corte do Fies
A norte de corte é o menor resultado obtido para que o candidato fique entre os selecionados em determinado curso, levando em consideração também o número de vagas e total de candidatos inscritos em um mesmo grupo de preferência. Isso significa que o Fies irá comparar todas a notas dos estudantes que desejam uma vaga no mesmo curso, faculdade, modalidade e turno para determinar a menor nota que o aluno terá de alcançar para conquistar aquela oportunidade.

Ou seja, se o curso tiver apenas 15 vagas, a nota de corte será o resultado que a décima quinta pessoa tirou. Desta forma, caso consiga ficar entre os 15 selecionados, pode pular, porque o seu benefício já estará garantido.

O que é a lista de espera do Fies
Destinada para estudantes que não obtiveram nota suficiente para serem aprovados na primeira chamada do Fies, a Lista de Espera funciona como uma segunda chance para esses candidatos conquistarem através das vagas remanescentes, uma oportunidade de ingressarem no ensino superior. Aqueles que não foram aprovados na chamada regular são automaticamente incluídos na Lista de Espera do Fies.

Como faço para saber o meu resultado do Fies
Para ver o resultado do Fies, o estudante deverá acessar a página oficial do programa. Da mesma forma como o aluno fez a inscrição, para verificar o resultado alcançado no programa, este terá de informar o seu CPF e senha. Feito isso, basta conferir se o nome do estudante se encontra na lista de aprovados. Se não for possível ver pelo site do Fies, o aluno  poderá entrar em contato com a instituição de ensino para qual optou e verificar o resultado junto a ela.

Cronograma do Fies
Não dá para bobear! Então fique atento a todas as datas do cronograma do Fies. Afinal, é por meio do cronograma que o candidato poderá se informar sobre o período de inscrição, lista de espera, data de divulgação dos resultados e prazos para a efetivação da matrícula. Os prazos destinados a cada etapa do programa podem ser encontrados na página oficial do Fies

Quais a faculdades que são participantes do Fies
A cada nova edição do Fies o número de faculdades aumenta consideravelmente. Nesse sentido, não é possível elencar todas com exatidão. No entanto, ao abrir o período de inscrição para o programa, o estudante poderá conferir a lista das instituições participantes no site do Fies, basta acessar a página destinada ao participante. 

Quais a formas de desempate do Fies
Caso haja notas idênticas no Enem, o desempate ocorrerá primeiramente na comparação das notas de redação. Se os candidatos vier  a ter notas iguais também nesta modalidade, o programa seguirá os seguintes critérios:

  • Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O que são vagas remanescentes
Vagas remanescentes são oportunidades que os alunos aprovados na primeira chamada do Fies desistiram de ocupar. Deste modo, essas vagas passam a ser destinadas aos candidatos que possuam renda mensal familiar de até três salários mínimos e que não foram aprovados na chamada única. As inscrições para as vagas remanescentes são feitas através do site do FiesSeleção.

O interessado deverá se cadastrar no site e informando o CPF e data de nascimento. A partir desses dados o sistema do FiesSeleção irá verificar se o candidato fez o Enem e se este conseguiu nota mínima de 450 pontos na avaliação. Se aprovado,   o sistema enviará um E-mail de confirmação para a conclusão do cadastro.  Vale lembrar, que para a modalidade P-Fies não existe lista de espera.

O que é CPSA
Denominada Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), esse é considerado o setor presente na faculdade responsável por acompanhar e orientar os alunos em diversos assuntos.

No geral, a CPSA tem por objetivo recolher a documentação fornecida pelo estudante e validar as informações prestadas no período de inscrição do Fies. Geralmente, a comissão é constituída por cinco membros do corpo discente, docente e administrativo da universidade.

Esse membros possuem acesso total do sistema de participantes do Fies, visando  consultar, validar a inscrição do aluno, emitir os documentos de regularidade e acompanhar a legislação do Fies.

Ao ser aprovado na seleção do programa, é crucial que o aluno compareça a CPSA da instituição munido de toda a documentação necessária para a efetivação do contrato. Veja abaixo quais são os documentos requisitados.

  • Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Renda. Exemplo: Contracheque, Extrato Bancários e etc;
  • Histórico Escolar;
  • Comprovante de participação no Enem.

Quais os cursos que posso escolher do Fies

São vários os cursos que o Fies oferece aos candidatos participantes do programa. Apesar de não colocarmos todos aqui, separamos para você algumas das principais graduações ofertado pelo programa. Verifique!

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Artes
  • Automação Industrial
  • Aviação Civil
  • Banco de Dados
  • Biblioteconomia
  • Biocombustíveis
  • Biotecnologia
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Comunicação Institucional
  • Comunicação Social
  • Design
  • Design de Moda
  • Design Gráfico
  • Educação Física
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Farmácia
  • Filosofia
  • Física
  • Fisioterapia
  • Geografia
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
  • História
  • Hotelaria
  • Jogos Digitais
  • Letras
  • Logística
  • Marketing
  • Matemática
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Produção Agrícola
  • Produção Audiovisual
  • Psicologia
  • Química
  • Radiologia
  • Relações Internacionais
  • Secretariado Executivo e Bilíngue
  • Segurança no Trabalho
  • Segurança Pública
  • Zootecnia

O que é fiador e quem pode ser o meu no Fies

O fiador nada mais é do que o responsável por arcar com o valor do financiamento feito pelo governo ao final do curso, caso o graduado não tenha condições de pagar. Existem dois tipos de financiamento, sendo eles:

  • Fiança Convencional: O candidato poderá escolher até dois fiadores que tenham renda igual ou superior ao valor da mensalidade paga pelo estudante.
  • Fiança Solidária: O aluno poderá escolher um grupo de três a cinco amigos. Cada um dos estudantes se torna um fiador e se compromete com o valor total. Agindo um como fiador do outro. É obrigatório que os estudantes sejam da mesma instituição.

Fique atento! O Fundo de Financiamento Estudantil não aceita como fiador:

  • Cônjuge ou companheiro(a) do estudante;
  • Estudantes que têm financiamento aberto no Programa de Crédito Educativo (PEC/Creduc);
  • Estrangeiros (exceto cidadãos portugueses que atendam a determinados critérios legais);
  • Estudante que já tenha ou teve financiamento do Fies.

Documentação necessária para a efetivação do Fiador

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Certidão de casamento, se for o caso;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos (exceto no caso de fiança solidária).

 

É obrigatório ter um fiador

Bom, não necessariamente o candidato é obrigado ter um fiador. Existem algumas exceções, como:

  • Candidatos que tenham bolsa parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni) e usam o FIES para pagar a outra metade do curso;
  • Alunos que estão regularmente matriculados em cursos de licenciatura (que formam professores para o ensino fundamental e médio);
  • Estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

O que é o Aditamento do Fies e como funciona

Em breve explicação, o aditamento do Fies é a renovação de contrato realizada semestralmente através do portal  SisFies.  Essa renovação deve ser feita pelo aluno todo semestre para que este continue no programa de financiamento oferecido pelo governo.

Normalmente, o portal do SisFies é aberto após a solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pela renovação de contrato do estudante.

Após solicitação da CPSA, o aluno ou responsável poderá preencher o cadastro com seus dados no portal do SisFies. Feito o preenchimento dos dados para a renovação,  o sistema informará automaticamente se o processo é simplificado ou não.

  • Simplificado: Se dar quando não existe qualquer alteração no contrato.
  • Não simplificado: Ocorre quando há existência de alguma alteração na contratação do benefício.

É comum que no decorrer do processo, algumas informações podem vir a ser consideradas incorretas. Se isso acontecer, o aluno deverá entrar em contato com a CPSA e solicitar a correção ou auxílio no preenchimento do cadastro.

Lembre-se! É de total responsabilidade do aluno conferir e confirmar se os valores dos semestres letivos lançados no sistema estão corretos.

  

O que é o abatimento de 1% na bolsa

Este benefício é concedido a professores que estejam trabalhando na rede pública com jornada de trabalho de no mínimo 20 horas semanais. Esse benefício visa abaixar mensalmente 1% do saldo devedor do aluno, incluindo os juros devidos de contratação do financiamento do Fies. Para conseguir o abatimento de 1% na bolsas, o docente deverá atender a alguns critérios:

  • É necessário que o mesmo esteja na condição de graduado ou estudante matriculado em algum curso de licenciatura.
  • Ter 1 ano de trabalho ininterrupto como professor.
  • Solicitar o abatimento e as futuras renovações por meio do sistema disponibilizado pelo Mec.
  • Possuir os meses trabalhados e posteriores informações aprovadas pela Secretaria de Educação do Município, Estado ou Distrito Federal.
  • Estar cumprindo com os juros trimestrais, caso o estudante esteja na fase de carência com as parcelas do financiamento.

Para realizar o pedido do abatimento de 1%, o interessado deverá realizar a solicitação através do portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Após fazer a solicitação, o candidato precisará informar os dados do contrato de financiamento e da Secretaria de Educação ou Saúde em que esteja vinculado.

Depois do fornecimento dos dados, o estudante receberá uma solicitação de abatimento. Posteriormente, o FNDE informará a Instituição financeira (banco) responsável, o cancelamento das cobranças feitas referente a amortização do financiamento.