Já ouviu falar no Enem seriado - Enem Digital

Já ouviu falar no Enem seriado

Entenda sobre esta nova forma de ingresso no ensino superior e como funcionará a avaliação

 

Anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), terá agora uma prova anual aplicada para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental. O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar uma avaliação da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Segundo o Inep, a prova será implementada em 2021 e terá como objetivo trazer resultados com mais agilidade e informações mais precisas por escola,  a fim de conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto. 

Ainda de acordo com o Inep, o novo Saeb irá possibilitar a criação do Enem Seriado. Isso significa, que a prova irá servir para os estudantes como mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior. 

Contudo, apesar da nova forma de ingresso à educação superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda continuará sendo aplicado. Veja adiante algumas perguntas e respostas sobre o Enem seriado. 

Como irá funcionar o Enem seriado?

O Enem seriado irá funcionar da seguinte forma. Os estudantes que estiverem no 1° ano do ensino médio, irão realizar a prova do Saeb a cada ano e acumular pontos para que estes sejam utilizados como forma de dar início em uma graduação. Resumindo, o aluno irá fazer a prova em 2021 e em 2023 já estarão concorrendo a uma vaga na faculdade. 

Os conteúdos da prova será igual a do Enem tradicional?

De acordo com o Inep, no primeiro ano de realização da prova, em 2021, serão cobrados conteúdos passados no 1 ano do ensino médio. Já em 2022, as provas irão abranger os conteúdos do 1° e 2° ano do ensino médio e assim por diante. No geral, o método de avaliação feito pelo Enem seriado é bem semelhante ao do Enem tradicional. 

Como serão aplicadas as provas?

As provas do Enem seriado serão aplicadas em mais de um dia e no formato digital, igual ao Novo Enem. Para atender a todos os alunos, serão disponibilizados computadores e tablets pela Secretaria de Educação. Segundo o Inep, as notas obtidas no Enem seriado também poderão ser usadas para participar do ProUni e Fies.  Espero que tenham gostado dessa novidade. Continue navegando nosso site e até breve.