Saiba quais os benefícios que o hábito de leitura pode trazer para a sua vida - Enem Digital

Saiba quais os benefícios que o hábito de leitura pode trazer para a sua vida

Ler diariamente pode fazer muito bem à saúde, estimular a criatividade e aumentar as capacidades cognitivas dos estudantes

Sem dúvidas, a leitura é um dos métodos mais baratos e simples que toda pessoa interessada em adquirir e ampliar seus níveis de conhecimentos pode adotar. No entanto, de acordo com a pesquisa do instituto Pró-Livro, mostrou que a média anual de leitura dos brasileiros é de apenas quatro livros. Enquanto em países como a França, a média é de 15 por cidadão. 

Sendo assim, por meio dos dados é possível fazer uma reflexão sobre o incentivo à leitura e a cultura em nosso país. Ainda segundo a pesquisa, a leitura não é um hábito cultural do brasileiro, já que, o grupo que mais lê são aqueles que ainda estão na escola e universidades. 

Em vista disso,  e como incentivo, resolvemos elencar aqui, alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para o dia a dia de um aluno. Confira! 

Aumento da empatia

Independente do tipo de narrativa adotadas nos livros, o hábito de ler todos os dias o quase sempre, possui uma grande capacidade de impulsionar nossa empatia e compreensão das ações humanas. De acordo com um estudo feito pela Trends in Cognitive Sciences, revelou que a prática da leitura pode ajudar a entender o que o outro está sentindo e também auxiliar na nossa evolução pessoal e entendimento de quem nós realmente somos. Conforme pesquisa, isso ocorre por nos depararmos durante a leitura, com a vida e histórias de personagens similares a nossa.

Estímulo à criatividade

Não é novidade para ninguém que a leitura estimula a criatividade. Porém, é sempre bom enfatizar esta questão. Por meio da leitura é possível viajar para lugares inimagináveis, aprender palavras novas, nos sensibilizarmos com personagens fictícios, entre várias outras vantagens. Entretanto, um dos fatos mais interessante sobre a leitura, é a capacidade que esta tem exercitar nosso cérebro. Pesquisas indicam, que o ato de ler ativa as sinapses do cérebro e amplifica a memória, raciocínio e criatividade das pessoas. Afinal de contas, sempre quando lemos um livro, criamos em nossa cabeça cenários, fisionomia, tom de voz dos personagens e etc. Isso por sí só já é um enorme exercício de criatividade. 

Diminuição do estresse

Segundo pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, ao ler um livro por apenas seis minutos, os níveis de estresse da pessoa é reduzido em 68%. A pesquisa teve como base a queda na frequência cardíaca e relaxamento muscular dos voluntários que participaram de alguns testes relacionados à leitura. 

Novos horizontes

Em pesquisa feita pela Central do Enem Digital, com alunos do ensino médio, revelou que a grande maioria dos estudantes considera o hábito de ler, uma excelente forma de ampliar os horizontes. Isso acontece, devido ao fato de que por meio da leitura é possível obter conhecimento sobre os vários campos do saber. Além disso, através dos livros podemos viajar para outros países sem sair de casa, conhecer novas culturas e até mesmo aprender novos idiomas. 

Melhora do vocabulário

Todos os tipos de livros são ricos em informação e novas palavras. Sendo assim, através da leitura é possível obter novas expressões e assim aumentar a capacidade de comunicação e relacionamento social. Por conter palavras desconhecidas, é aconselhável que ao iniciar a leitura de um livro, o estudante tenha consigo um caderno ou bloco de notas para anotar as expressões desconhecidas e buscar os seus significados. Esta pode ser uma ótima forma de enriquecer cada vez mais o seu vocabulário. 

Refinamento da escrita

Ao ler diariamente, o leitor desenvolve ótimas habilidades relacionadas à escrita. Isso porque, o constante contato com os diversos tipos de construções gramaticais, acabam influenciando a forma como o estudante escreve e como resultado, melhora a sua capacidade de redigir uma redação. Em um mundo em que o consumo é praticamente todo por meio da internet, saber escrever corretamente e se expressar de modo claro e objetivo, pode acabar sendo um diferencial em provas e entrevistas de emprego. 

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”.

David Thoreau.