Será que o novo coronavírus pode influenciar no tema de redação do Enem 2021? - Enem Digital

Será que o novo coronavírus pode influenciar no tema de redação do Enem 2021?

Como todos já sabem, a cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os temas da redação geralmente estão ligados aos desdobramentos de algum episódio ocorrido na  sociedade, e em 2021 provavelmente não será diferente. Com base nisso, é possível perceber que no decorrer dos anos, os temas de redação foram relacionados a acontecimentos “recentes” da sociedade. Pensando nisso, a Central do Enem Digital resolveu elaborar uma lista dos possíveis temas referentes a pandemia do coronavírus que podem aparecer como tema da redação do Enem 2021. 

Conforme tem sido noticiado por vários veículos de comunicação, desde o aumento dos casos de infecção pelo COVID-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou estado de pandemia. Com tal decreto, muitos países aderiram ao isolamento social como forma de prevenção e contenção da proliferação do novo coronavírus. Essa mudança radical de hábito e forma de viver, proporcionou diversas mudanças na área de saúde, educação e economia de inúmeros países. Nesse sentido, essas mudanças provocadas pelo COVID-19 pode vir a se tornar um possível tema de redação do Exame. Veja abaixo alguns dos possíveis temas que  de acordo com o professor de Linguagens do QG, Diego Dias, podem cair na prova do Enem. Vale lembrar, que todos os tópicos aqui referidos foram baseados nas dicas do professor Diego Dias dadas ao site QG.

Saúde pública

Com os vários casos confirmados de infecção pelo coronavírus, ficou claro que o sistema de saúde pública do país não está preparado e nem dispõe de equipamentos suficiente para atender a uma demanda muito grande de tratamentos.  Além disso, com o aumento da taxa de mortalidade das pessoas infectadas, fica evidente a negligência do governo em relação ao investimento no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Depressão entre idosos

De acordo com a Secretaria de Saúde, o coronavírus é uma doença que causa infecções respiratórias. Desta forma, pessoas mais velhas e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas ou diabetes) possuem maiores chances de desenvolverem casos graves da doença com mais frequência do que outros. Isso significa, que essas pessoas senis devem manter distância o máximo possível de outras pessoas. Nesse sentido, esse distanciamento social, pode servir como catalisador para quadros depressivos. 

Obesidade

Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a realizar suas obrigações do trabalho no conforto de casa, o famoso home office. No entanto, com essa mudança tão repentina no cotidiano, é natural que algumas pessoas desenvolvam sobrepeso pelo descuido com o corpo e com os tipos de alimentos ingeridos no dia a dia. Já que é comum comermos além do normal quando estamos ansiosos ou entediados. 

Solidariedade

No combate ao novo coronavírus, as ações de solidariedade passaram a ser cada vez mais frequente como uma forma de vencer a pandemia. Muitas pessoas têm se mobilizado para ajudar indivíduos que se encontram em estado de vulnerabilidade social. 

Fake News

Notícias falsas não é nenhuma novidade, principalmente no que diz respeito ao Whatsapp. Porém, de acordo com o professor Diego Dias, com o quadro de coronavírus no mundo, diversas notícias falsas sobre o vírus e possíveis curas têm sido disseminadas, bem como informações falsas que pregam ódio a determinados governos, culturas e países. 

Educação a distância (Ead)

Com o fechamento das escolas e faculdades para evitar a propagação do COVID-19, muitas instituições de ensino optaram por dar continuidade ao semestre letivo por meio de aulas ministradas a distância. Para o professor Diego Dias, o uso da modalidade EaD, nos fez perceber que a ausência de acesso à internet e a falta de preparo profissional são obstáculos que impossibilitam a formação sócio emocional e cidadã dos estudantes, uma vez que o ensino à distância prioriza conhecimentos técnicos.  

Essas foram algumas dicas de possíveis temas que podem cair na redação do Enem. Espero que tenham gostado. Bons estudos e até a próxima.